Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pão de Açúcar > Tótem na Raiz

Ampliar imagem Tótem na Raiz
Mauro Mello na via Tótem na Raiz. Foto: Mauro Chiara
Ampliar imagem Tótem na Raiz
Mauro Mello na via Tótem na Raiz. Foto: Mauro Chiara
Tótem na Raiz Imprimir informações da via
6º VIIa E1
Cadastrada por: Luciano Bender, em 16-05-2019 às 15:59
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 70 metros
Descrição: Escalada curta, com apenas duas enfiadas, mas muito interessante! Um opção é fazer a Totem na Raiz e, depois, emendar em outra via do Totem como Chaminé Stop, Lagartão ou Chaminé Gallotti, para fazer o cume do Pão de Açúcar.

Para se chegar à base da via, é preciso seguir por um leito de rio seco próximo do "Boco dos 800", na pista Claudio Coutinho, e depois seguir pelo bosque íngreme até uma formação bem negativa, onde se encontra a via "Fim do Mundo". A base da "Totem na Raiz" fica antes dessa formação onde, infelizmente, à sua esquerda, há uma pichação na cor azul - o que facilita a localização.

A primeira enfiada segue por um sistema de fendas em diagonal para a direita, passando por alguns batentes até o primeiro grampo. O crux da via fica entre o primeiro e segundo grampo e, inicialmente, foi classificado como VIsup, mas algumas agarras quebraram e o grau ainda precisa ser confirmado, mas deve girar em torno de VIIa. Depois do crux, a enfiada segue reto com lances técnicos de VI grau em agarras pequenas, para, depois, fazer uma horizontal para a esquerda até a parada dupla (grampo + chapeleta).

A segunda enfiada segue reto com lances técnicos de VI grau em agarras pequenas, passa por uma parada dupla de rapel e, depois, segue pela esquerda por lances mais fáceis e com um pouco de mato, até a segunda parada (grampo e chapeleta rapelável).

Para finalizar, é possível fazer o rapel até a base da via, ou seguir por uma trilha curta até a base da Stop, onde existem as opções de se seguir para o cume escalando outra via ou descer caminhando.
Equipamento mínimo necessário:
  • 01 jogo de Camalot do # .3 até o 3
Data da conquista: 2016
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local